terça-feira, 31 de março de 2009

As principais diferenças entre as crises são:

A crise atual é bem grande, mas não tão grande para causar de novo a “Grande Depressão” como aconteceu em 1929.

Em 29, os bancos da Europa Ocidental estavam bem. Foram atingidos os da Áustria, da Alemanha e dos Estados Unidos. O sistema americano era todo pulverizado, pequenos bancos locais. Um banco dos plantadores de algodão do Alabama: os plantadores corriam, sacavam seu dinheiro e quebravam o banco. Entre 28 e 32 quebraram milhares.Atualmente há(ou haviam) grande bancos nacionais9ameriacanos principalmnete) que foram quebrados por papéis podres.Eles pagam uma dívida e não são retornados com deveriam ser.

Em 29 não houve apoio direto aos bancos como agora, eles simplesmente quebraram. Mas agora há um forte elemento de socialização dos prejuízos.


Naquela época, os principais países atingidos foram os “pobres”(Brasil, Argentina, entre outros), atualmente, alguns países subdesenvolvidos estão melhores que os “ricos”.A Alemanha está em recessão mesmo sendo um país desenvolvido.Já o Brasil mesmo sendo emergente não está tão ruim.

Atualmente as bolsa de valores tem seu “anjo- da – guarda”.Na verdade seria um software que possibilita o desligamento das bolsas, quando elas caem em grande valor.Naquela época sem computador as bolsas iam caindo, caindo até quebrarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário